Uma preocupação de quem cultiva plantas em casa é mantê-las sempre bonitas e viçosas. Seja em canteiros ou vasos, flores e folhagens precisam de água, luz solar e adubação para crescerem fortes e saudáveis.
Os adubos são fundamentais para o desenvolvimento de todas as espécies, pois garantem a nutrição das plantas e a reposição de nutrientes no solo. Essas substâncias podem ser de dois tipos: orgânicas ou inorgânicas. E ambos têm vantagens e desvantagens, portanto é uma questão de adequação.
Nesse conteúdo vamos tratar sobre adubos orgânicos, seus benefícios e formas de obtenção, em casa mesmo, a partir do reaproveitamento de produtos que iriam para o lixo. Uma opção sustentável e barata.
O que são adubos orgânicos?
Adubos orgânicos são insumos muito utilizados na agricultura e obtidos de matérias-primas vegetais ou animais. Para obter adubo orgânico, precisamos de produtos cuja decomposição resulta em uma mistura rica em nutrientes, ideal para fertilizar o solo. As principais matérias orgânicas utilizadas para preparar esse tipo de adubo são:
-
Minhocas: o húmus de minhoca é produzido com restos de matéria orgânica (animais e vegetais);
-
Esterco de animais herbívoros: o estrume do gado, de cavalos e ovelhas resulta em um adubo orgânico bastante utilizado em hortas;
-
Compostagem: formado a partir de restos de alimentos, grama e folhas secas, é útil para quem mora em apartamentos ou tem pouco espaço no terreno;
-
Grama: após aparar a grama do jardim, ela deve ser espalhada nos canteiros. É um adubo rico em nutrientes e ideal para proteger plantas nas baixas temperaturas.
Vantagens dos adubos orgânicos
É fonte de macro e micro nutrientes, condiciona o solo, é fácil de produzir e tem baixo custo, promove o reaproveitamento de resíduos domésticos.
Desvantagens dos adubos orgânicos
Exige certa mão-de-obra para ser obtido e, se mal processado, pode acumular microrganismos causadores de doenças. Além disso, por oferecer menor concentração de nutrientes, são necessárias quantidades abundantes para nutrir as plantas.
Sugestões de adubos caseiros
Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens dos compostos orgânicos, vamos conhecer adubos caseiros para tratar suas plantas. São produtos que muitas vezes descartamos no lixo, porém, eles podem ter um destino sustentável e bastante útil.
A produção dos adubos caseiros é simples. Basta separar os resíduos para evitar que os restos orgânicos se misturem com outros materiais como óleo, gordura, papéis e plásticos. O ideal é ter na sua cozinha dois recipientes: um para restos de alimentos e outro para lixo seco.
1. Cascas de frutas e vegetais
Alimentos com casca podem gerar bons adubos. Legumes como batata, chuchu, abóbora e cenoura, ricos em vitamina E, ajudam no desenvolvimento das plantas. Para utilizar as cascas, corte-as em cubos e misture-as à terra dos canteiros ou dos vasos.
2. Casca de ovo
Por ser rica em cálcio, a casca do ovo fortalece as plantas. Para usá-la como adubo é preciso triturar bem no liquidificador. O resultado será uma espécie de farofa que deve ser polvilhada sobre a terra. Na medida que a planta vai recebendo rega, o mineral é absorvido gradualmente.
3. Borra de café
As famílias brasileiras consomem muito café, portanto, é um produto facilmente encontrado em casa. Para transformá-lo em adubo, misture três colheres de sopa de borra de café em um litro d’água. Deixe a mistura descansar por uma semana.
Após coloque essa solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e também diretamente na terra. Além de fertilizar, essa mistura funciona como repelente, afastando lesmas e caracóis. Se preferir, coloque grãos de café em um borrifador com água, deixe descansar por alguns dias e depois aplique nas plantas.
4. Leite
Com 100 ml de leite misturado em um litro de água conseguimos um fertilizante eficaz para tratar suas plantas. Os sais e aminoácidos desse alimento atuam nas folhagens deixando-as mais resistentes e funcionando como um potente fungicida, afastando pragas que adoecem as espécies. O cálcio deixará as folhas mais verdes e viçosas. Não reutilize sobras dessa mistura.
5. Casca de banana
Rica em fósforo e potássio, a casca da banana cortada em cubinhos é um excelente adubo caseiro. Esses minerais enriquecem a qualidade do solo, portanto, nada de jogar as cascas de banana no lixo.
6. Canela
Excelente para espantar pragas e insetos, a canela pode curar plantas machucadas. Use canela em pó sobre a região afetada e em poucos dias a planta estará recuperada do dano.
7. Restos de grama
A grama do jardim, recém-aparada, é excelente para adubar plantas. Misture-a com esterco de animais ou com cascas de alimentos e fortaleça suas amigas verdinhas. Elas vão ficar muito mais fortes e bonitas.
8. Água do cozimento de vegetais
Após cozinhar batatas, cenouras e outros vegetais, não coloque a água fora! A água do cozimento é uma poderosa fonte de nutrientes para as plantas. Para usá-la, deixe esfriar bem e depois regue os vasos ou canteiros normalmente.
Dica bônus: como fazer a adubação
-
Plantas de área externa devem receber adubo em dias nublados;
-
Ao adubar, coloque uma pequena porção da substância escolhida, regue a planta e depois coloque o restante do adubo. Assim, os nutrientes são distribuídos por igual;
-
Solos arenosos devem receber adubo com mais frequência;
-
Os adubos caseiros podem ser utilizados sempre que a planta aparentar necessidade, porém, o ideal é a cada três meses;
-
Dê preferência aos adubos orgânicos, pois além de possuírem menor custo, eles não prejudicam a planta e não contaminam o solo. No entanto, se suas plantas estão em área externa e há muita incidência de chuva na região, intercale as adubações com adubo inorgânico, encontrado em floriculturas.
Gostou das nossas sugestões? Agora, utilizando produtos que iriam para o lixo, você consegue cuidar das suas plantas e deixá-las muito mais saudáveis e vistosas. Os adubos caseiros são excelentes para fortalecer, nutrir e proteger seu jardim.
