O cinema tem grandes produções e filmes inspiradores. Aproveitando que estamos no inverno, preparamos uma lista de filmes para quem, como nós, ama as flores e a natureza.
Portanto, a dica é reunir a família e conferir nossas sugestões que falam sobre a natureza. Prepare a pipoca e divirta-se.
1. Margaret Mee e a Flor da Lua (2013)
Começamos nossa lista com o belíssimo documentário dirigido pela cineasta brasileira Malu De Martino. A produção mostra o legado da britânica Margaret Mee, que fixou residência no Brasil na década de 1950.
Botânica por formação, a artista é responsável por um gigantesco legado iconográfico e artístico que consagrou a arte floral. Produziu mais de 400 ilustrações sobre a flora brasileira e se tornou ambientalista e defensora da natureza, através da arte.
O documentário foi filmado em 2010 e 2011 e teve como locações a Floresta Amazônica, Londres, Rio de Janeiro e São Paulo. Margaret Mee viveu no Brasil por 36 anos e, durante esse período, participou de 15 expedições à Amazônia.
Mas, foi em 1988, ano de sua morte, que a britânica conseguiu, finalmente, retratar a rara Flor da Lua, cujo nome científico e Strophocactus wittii (também chamada de Selenicereus wittii).
Trata-se de um cacto nativo da Amazônia que vive apenas uma noite e floresce na parte mais alta das árvores. A Flor da Lua só fica visível durante a época das cheias do Rio Amazonas, entre os meses de maio e junho. Confira o trailer.
2. A cor do paraíso (2000)
Dirigido por Majid Majidi, esse filme iraniano conta a história de Mohammad, um menino que vive em uma instituição para deficientes visuais em Teerã.
Todos os anos, o garoto espera que seu pai vá buscá-lo para passarem juntos as férias de verão.
Quando o pai finalmente chega no internato e leva o filho para casa, os problemas de Mohammad começam. Na aldeia onde a família vive, o pai tem vergonha do filho cego.
O menino encontra sentido nas pequenas coisas, entre elas os sons dos pássaros e o toque nas plantas e flores. Para ele, a beleza e a harmonia da natureza refletem a perfeição divina. Confira o trailer.
3. O jardim secreto (1993 e relançado em 2020)
O filme se passa no início do século XX, quando Mary Lennox, de 10 anos, fica órfã na Índia, onde vivia com seus pais. Seis meses depois, a jovem desembarca em Liverpool, na Inglaterra, onde passa a viver com seu tio em uma mansão.
É nesse lugar frio e formal que Mary precisa conviver com o primo, um rapaz fechado e apático, e com a governanta, uma mulher rigorosa e fechada. Para fugir desse cenário, a menina faz longas incursões pela propriedade, até que descobre um jardim abandonado.
Com ajuda do filho de um empregado, Mary decide restaurar o lugar. O primo, até então alheio a tudo, resolve participar da atividade. Juntos eles desafiam as regras da casa e transformam o velho jardim em um lugar mágico cheio de flores, alegrias e surpresas.
O emocionante filme dirigido por Agnieszka Holland mostra que o jardim secreto se torna um refúgio onde não existe tristeza, nem arrependimento. E somente a força da amizade consegue retomar a beleza da vida. Confira o trailer.
4. Uma beleza fantástica (2016)
Bella Brown é uma jovem que vive sozinha em uma casa alugada e trabalha como bibliotecária. Porém, ela sonha em ser uma respeitada escritora de contos infantis.
Com direção primorosa de Simon Aboud, o filme mostra que a jovem tem controle sobre sua casa, mas não sobre seus sentimentos.
A jovem tem fobia a plantas, por isso, não cuida do jardim existente na casa. O lugar acaba virando um emaranhado de plantas sem vida, ervas daninhas e lixo.
Seu vizinho Alfie é um viúvo de meia-idade solitário e rabugento. Ele começa uma espécie de disputa com a jovem Bella e a desafia a cuidar do jardim, sob a ameaça de aplicar uma ordem de despejo.
Alfie dá um mês para que o local seja totalmente restaurado. É nesse período que uma improvável amizade começa, fazendo com que a jovem enfrente seus medos e consiga inspiração para escrever.
Mais um filme com mensagens de amizade e valorização das pequenas coisas, principalmente da natureza. Veja o trailer.
Conseguimos te inspirar? São filmes que vão emocionar e encantar pela simplicidade das histórias e pelo profundo respeito à natureza. E você, tem alguma dica de filme onde flores ou jardins estão presentes? Conte nos comentários!
