Muitas espécies chamam a atenção por serem exóticas e extremamente difíceis de encontrar.
Para esse artigo fomos pesquisar algumas flores raras do mundo. Muitas, inclusive, estão em extinção. Por isso, aproveitando que a primavera chega em menos de um mês para conhecer flores raras e se encantar com a beleza dessas espécies.
Flores raras ao redor do mundo
1. Bico de Papagaio (Lotus berthelotii, Ilhas Canárias)
É uma flor conhecida no Brasil, mas muito rara na natureza, desde 1884. A espécie tem origem nas Ilhas Canárias e teria sido polinizada por pássaros já extintos. A flor é considerada uma espécie endêmica, ou seja, encontrada somente em uma determinada área ou região geográfica.
2. Lírio da Chama (Gloriosa superba, Ásia e África)
As cores dessa flor variam do rosa escuro ou avermelhado, até a combinação entre amarelo e laranja. O Lírio da Chama pode atingir 3 metros de altura. É uma espécie rara e venenosa. Por isso, não deve ser tocada. É possível sentir irritação e vermelhidão na pele. Ingerir uma flor desta espécie pode ser mortal.
3. Flor-Monstro (Rafflesia arnoldii, Indonésia)
Incrivelmente, a Flor-Monstro não tem caule, folhas ou raízes. É considerada uma planta parasita e não realiza fotossíntese! A sobrevivência dessa espécie só é possível graças a uma videira chamada Tetrastigma. É ela quem oferece os nutrientes e o suporte que a Flor-Monstro precisa para existir.
É uma flor fascinante, encontrada nas baixas florestas tropicais da Indonésia. Pode atingir um metro de diâmetro e libera um odor desagradável. Depois de abrir, ela dura cerca de uma semana apenas. É nesse curto período que moscas e besouros ajudam na polinização.
4. Gibraltar Campion (Tomentosa silene, Gibraltar)
Essa delicada flor é encontrada somente nos penhascos da península de Gibraltar, território britânico localizado na costa sul da Espanha. Pesquisadores afirmam que todos os vestígios da Tomentosa silene' haviam desaparecido até 1992.
Porém, dois anos depois, um alpinista encontrou um único exemplar da espécie na reserva natural de Gibraltar. A partir disso, ela foi propagada no Banco de Sementes do Milênio e a centros botânicos da pequena península e de Londres passaram a cultivar a flor.
5. Kokio (Kokai cookei, Estados Unidos)
O desaparecimento dessa flor foi trágico. Em 1978, um incêndio destruiu a única sobrevivente da espécie. No entanto, um ramo foi salvo e enxertado em 23 árvores. Atualmente, elas estão espalhadas pelo 50º estado americano, o Havaí. As flores vermelhas brilhantes anuais nascem de uma árvore média, com aproximadamente 11 metros de altura.
6. Chocolate Cosmos (Cosmos atrosanguineus, México)
Está extinta há mais de 100 anos. Em 1902, pesquisadores fizeram um clone da planta, porém não fértil. As flores são de cor vermelho profundo, quase próximo ao marrom. Crescem até 4 cm de diâmetro com um perfume de baunilha, tornando-a uma espécie ornamental de rara beleza.
7. Videira Jade (Strongylodon macrobotrys, Filipinas)
Essa espécie pertence à família da ervilha e do feijão. As flores têm forma de garra e crescem até 3 metros de comprimento. As cores variam entre verde e azul para verde e menta.
É uma planta de difícil propagação e está quase extinta devido à destruição de seu habitat. Outro fator que impede a disseminação da espécie é a diminuição do poder polinizador natural.
8. Sapatinhos de Senhora (Cypripedium calceolus, Europa e Leste Asiático)
Essa orquídea selvagem é a flor mais rara do Reino Unido. Um único exemplar dessa espécie pode custar R$ 15 mil. A planta é tão exótica que já mereceu proteção policial durante uma exposição no Festival de Flores de Chelsea.
As sementes da orquídea não oferecem alimento para a planta crescer. Por isso, elas vivem em simbiose com um tipo específico de fungo. É ele quem fornece nutrientes até que as folhas adultas possam sobreviver sozinhas.
9. Orquídea Fantasma (Epipogium aphyllum, Inglaterra)
Outra planta rara que se presumia extinta há 20 anos. A Orquídea Fantasma é praticamente impossível de se propagar. Ela não tem folhas, não depende de fotossíntese e não produz seu próprio alimento.
Assim como a Sapatinho de Senhora, a Fantasma precisa se aliar a um fungo específico. Ele fica em contato com o sistema radicular da orquídea e a alimenta. A dependência deste fungo é tão grande, que a planta precisa que ele forneça energia para desabrochar. Atualmente pode ser encontrada na Flórida, em Cuba e nas Bahamas.
Outra curiosidade sobre a Orquídea Fantasma: ela pode sobreviver no subsolo durante anos e somente floresce quando as condições externas permitem. Esse é o motivo da planta ser tão rara e tão procurada por orquidófilos.
10. Middlemist Vermelha (Middlemist camelia, China)
Dois exemplares dessa planta podem ser vistos no mundo. Um deles em um jardim na Nova Zelândia e outro em uma estufa na Grã-Bretanha. A espécie foi levada da China até o Reino Unido por um viveirista chamado John Middlemist, em 1804. Após, foi dizimada e se tornou uma flor raríssima.
Apesar do nome, a Middlemist Vermelha tem cor rosa brilhante. Especialistas em botânica acreditam que alguns exemplares da planta sobreviveram em jardins particulares, sem que fossem contabilizados. O próprio John Middlemist costumava vender a flor aos conhecidos.
Gostou? Então aproveite para vislumbrar essas flores raras pelo mundo nas imagens aqui do blog. Afinal, infelizmente é pouco provável que se cruze com alguma delas por aí. Mas, se deseja ter em casa flores convencionais e igualmente lindas, passe na Floricultura BH.
