Na hora de programar uma viagem, bate aquele desespero. Quem vai cuidar dos pets? E quem vai cuidar das folhagens?
Os animais de estimação têm cuidadores, cat sitters e dog sitters que estão disponíveis para cuidar, brincar e alimentar.
As plantinhas, infelizmente, ainda não contam com babás. Para ajudar você, preparamos uma lista com 8 dicas práticas de irrigação. Confira e escolha aquela que mais atende suas necessidades.
1. Irrigação conta-gotas
Esse método é bastante simples e, talvez, o mais utilizado. É a irrigação do tipo conta-gotas. Você só vai precisar de uma garrafa pet com tampa e um alfinete.
Escolha uma garrafa com capacidade de 2 litros ou mais. Com o alfinete, faça pequenos furos na tampa. Depois, encha o recipiente com água limpa e coloque-o diretamente na terra, com a tampa virada para baixo.
Também faça furos maiores no fundo da garrafa, para retirar a pressão da água. Não coloque o conta-gotas na terra muito molhada ou muito seca. O ideal é regar a planta uns dois dias antes da viagem e só então colocar a garrafa.
Esse método é eficaz para plantas suculentas e cactos, pois elas armazenam água nas folhas e caules. O conta-gotas será suficiente.
2. Irrigação com cadarço ou barbante
Essa técnica é conhecida como capilaridade e é extremamente fácil de fazer. Use uma vasilha com bastante água (de preferência tampada) e um cadarço de algodão ou pedaço de barbante.
Coloque uma das pontas do cordão no recipiente. A outra, coloque diretamente na terra. Use a mesma garrafa d’água para grupos de dois ou três vasos.
Assim, a planta vai sugando a água conforme a necessidade. Use a força da gravidade a seu favor: escolha uma vasilha mais baixa e larga e posicione-a acima dos vasos. Fácil, não é mesmo?
Esse truque funciona para plantas que consomem pouca água, como cactos e suculentas.
3. Irrigação com folhas de jornal
Separe cinco folhas de jornal e umedeça com bastante água. Em seguida, disponha o material sobre a terra e ao redor da planta.
As folhas de jornal vão manter o solo úmido e protegido do calor. Para manter o papel molhado por mais tempo, coloque cascas de árvore ou pedras sobre ele.
4. Irrigação na banheira
Ter uma banheira em casa é uma preocupação a menos ao cuidar das plantas durante viagens. Essa técnica é um pouco mais trabalhosa, mas vale a pena.
Tudo o que você precisa fazer é tampar a banheira e cobrir o fundo com um pano ou plástico. Sobre ele, coloque algum objeto que absorva água.
Pode ser pedaços de madeira ou tijolos. Use-os como suporte para os vasos. Depois, coloque água na banheira (cerca de 5 cm já é suficiente).
Dessa maneira, os vasos não ficaram diretamente em contato com a água e as plantas irão absorver o líquido quando necessário.
5. Irrigação com gel
Nada mais é do que um suplemento de irrigação em gel, também chamado de Dry Water, encontrado em floriculturas e em boas lojas de jardinagem.
O Dry Water é um gel composto de água e celulose. Ao ser colocado na base da planta, o produto entra em contato com as bactérias naturais do solo e retorna à forma líquida, liberando água.
É um processo lento e gradual que pode durar entre 30 e 90 dias, de acordo com “a sede” da planta.
6. Irrigação automática
Outra solução facilmente encontrada em lojas especializadas em produtos para jardinagem são os sistemas de irrigação automática.
Eles possuem um temporizador capaz de controlar o fluxo de água que a planta recebe. Esse tipo de produto costuma ser um pouco mais caro, mas pode ser o ideal para determinadas espécies (confira abaixo).
7. Irrigação com hidrojardineiras
São vasos autorrigáveis, ou seja, contém uma espécie de reservatório na parte inferior que oferece água à planta, desde a raiz.
Esse produto não tem um custo muito baixo, mas pode ser uma boa escolha para plantas maiores que necessitam de mais irrigação.
8. Irrigação com gotejadores portáteis
Nas floriculturas existem gotejadores com diferentes capacidades de armazenamento e vazão. Alguns modelos têm até 20 dias de autonomia.
Dependendo do tempo de duração da sua viagem, pode ser uma boa escolha.
Viu só como é simples e fácil irrigar as plantas enquanto você estiver fora de casa? Siga nossas dicas e encontre suas espécies bonitas e viçosas quando voltar das férias.