Quantas vezes você recebeu flores e depois não soube o que fazer com elas, além de jogá-las no lixo? Porém, as flores desidratadas são uma tendência que ganhou espaço, principalmente no estilo de decoração natural, bastante em alta também.
Assim como o capim-dos- pampas, as flores secas são utilizadas como buquês em vasos ou para enfeitar paredes e portas, tudo depende da sua criatividade.
Quer aprender como criar arranjos com flores desidratadas? É o que vamos mostrar nesse post. O processo é simples e você pode fazer em casa.
Como secar as flores
Antes de começar o processo, é necessário considerar alguns fatores. A espécie que pretende desidratar e o clima da região onde você mora.
Uma dica para observar como as condições climáticas vão interferir no processo de secagem é pendurar algumas flores ou folhagens no varal. Escolha um lugar ventilado, mas sem luz solar direta.
Feito isso, basta acompanhar como a planta se comporta ao longo dos dias. Se está desidratando ou apenas ficando murcha.
Esse teste é válido porque nem toda flor seca mantendo uma aparência bonita. Portanto, antes de partir para o processo em definitivo, experimente com espécies diferentes e observe.
Após escolher qual flor, planta ou folhagem você pretende desidratar, o processo é simples e pode ser feito em casa:
-
separe as flores que vai utilizar e retire o excesso de folhas do caule;
-
deixa-as em um local seco, com sombra e circulação de ar;
-
pendure as plantas em um varal, colocando as pétalas para baixo;
-
deixe-as secando por três semanas;
-
após esse período, finalize o procedimento usando laquê de cabelo para que elas conservem a aparência.
Cuidados após a desidratação das flores
Apesar de secas, as flores ainda vão sofrer a ação do tempo e não devem durar para sempre. Afinal, elas continuam sendo produtos orgânicos. Mas, com alguns cuidados é possível aumentar a durabilidade das peças. Evite deixá-las em ambientes úmidos ou exposta à luz solar direta.
Como usar flores desidratadas na decoração
Lembra do capim-dos-pampas, citado no início desse artigo? Eles são companhias ideias para formar belos arranjos com as flores secas. Elas também podem decorar vasos ou formar belos arranjos de parede. A escolha é sua.
No entanto, existem infinitas possibilidades para utilizar flores desidratadas. Para ornamentar convites de casamento, centros de mesa, topo de bolo, em lembrancinhas, emolduradas em quadros ou até mesmo no buquê das noivas.
Confira algumas dicas sobre como e onde usar flores desidratadas nesse artigo do site Tua Casa e inspire-se. Se quiser conhecer outras ideias, sugerimos o ateliê Lá da Naná, da artista Mariana Pierobon, especializado em flores desidratadas.
Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. E que belas ideias venham à mente na próxima vez que você receber flores. Afinal, uma presente tão perfeito da natureza não pode ser desperdiçado, não é mesmo?
